quarta-feira, 21 de julho de 2010

CONSTRUTIVISMO (Piaget) SOCIOINTERACIONISMO (VYGOTSKY)


· Objeto de conhecimento;

· Meio ambiental;

· Interação social.

Os estudos relacionados à Teoria Construtivista afirmam que o conhecimento ocorre por meio de interação. O indivíduo ao relacionar-se em família, na escola, no bairro, naturalmente e inevitavelmente sofre transformações e influências e também, transforma e influencia, construindo assim, seu conhecimento de forma gradativa segundo suas próprias características.

Sendo assim, o indivíduo vai formando seu intelecto aos poucos, interagindo com o mundo, tornando-se cada vez mais autônomo, construindo e buscando conhecimentos dentro de seu ritmo, seu interesse, suas necessidades e possibilidades.

Tanto o sujeito age sobre o meio como o meio sobre o sujeito. Ocorrem assim, trocas recíprocas numa interação contínua.

Essas teorias foram desenvolvidas por psicólogos, no entanto estão cada vez mais presentes nas salas de aula principalmente nas classes de alfabetização.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Dezembro/1996, a educação precisava tomar novos rumos, estar aberta à modernidade para atender a uma clientela totalmente heterogênea, proveniente de inúmeros lugares, classes sociais, manifestações culturais, etc.

No Brasil, uma nova fase educacional precisava acontecer e o Governo Federal, torna Lei, através da LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), um enfoque não novo, mas reelaborado de como deve ocorrer o ensino e a aprendizagem nas instituições nacionais.

Por fim, como suporte mais direcionado, no ano 2001, lança o “PROFA” – Programa de Professores Alfabetizados, para dar conta das várias angústias dos educadores envolvidos, principalmente com as séries iniciais do Ensino Fundamental e com a Educação Infantil.

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