quarta-feira, 21 de julho de 2010

FASES DO DESENVOLVIMENTO PSICOGENÉTICO DA CRIANÇA SEGUNDO PIAGET


FASE SENSÓRIO-MOTORA (0 a 2 anos)

Nesta fase a criança necessita do adulto por completo e desenvolve seus sentidos, seus músculos, seus movimentos, sua percepção e seu cérebro.

O bebê brinca com o corpo, executa movimentos, começa a entender e reconhecer os braços, as pernas, os dedos. Olha, pega, ouve, apalpa, mexe em tudo o que encontra ao seu redor. Ao brincar o bebê incorpora ao cérebro, através dos sentidos, impressões verdadeiras que vão aflorar no desenvolvimento cognitivo.

Assim nenhuma criança nasce um gênio e nenhuma nasce tola. Seu desenvolvimento depende da quantidade de estímulos que receberá durante esta fase.

FASE SIMBÓLICA (2 a 4 anos)

A partir desta fase a criança passa a se definir e se estruturar como ser diferente dos animais. Intencionalmente a criança movimenta seus músculos e descobre possibilidades de dar forma ao mundo que a cerca através da experimentação e da manipulação das coisas.

Os jogos e as brincadeiras ultrapassam a ação da simples recordação de impressões observadas e vividas. A criança interfere criativamente na construção de uma nova realidade. Um processo através do qual se combinam os dados da experiência cotidiana correspondente à curiosidade e necessidade.

FASE INTUITIVA (4 a 7 anos)

Fase em que a criança se reúne com outras crianças para brincar, mas age, ainda, sem observar regras. Ela não consegue ainda coordenar seus esforços com os dos companheiros, mas sente a necessidade de estar junto com eles.

FASE DA OPERAÇÃO CONCRETA (7 a 12 anos)

É a fase escolar em que a criança incorpora os conhecimentos sistematizados, toma consciência de seus atos e desperta para um mundo em cooperação com seus semelhantes. Atividades como a dança, música, o teatro, tornam-se indispensáveis ao desenvolvimento, as quais favorecem a assimilação de estruturas básicas de comportamento.

Nesta fase a criança começa a pensar inteligentemente e a ter certa lógica. Começa a entender o mundo mais objetivamente e a ter consciência de suas ações, discernindo o certo do errado. A escola representa, nesta fase, a essência de sua formação.

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