PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
Rosane KOVAL
Quelen GIANEZINI
Miguelangelo GIANEZINI
INTRODUÇÃO
O estudo teve lugar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminho Para o Futuro na cidade de Lucas do Rio Verde – MT.
Para desenvolver este estudo tomou-se por referência a classe de alfabetização que corresponde a 1ª Série do Ensino Fundamental de 8 anos. O eixo norteador foi a teoria construtivista com base na Psicogênese da língua escrita de Emília Ferrero e Ana Teberosky.
A reflexão ocorreu através de uma breve apresentação das concepções teóricas: Racionalista, Empirista e Construtivista e sobre as fases do desenvolvimento psicogenético da criança, segundo Piaget.
Para melhor desenvolvimento e compreensão do estudo apresenta-se uma síntese das características mais relevantes relacionadas às hipóteses de escrita necessárias para a construção da base alfabética e discute-se a questão de quando iniciar o processo de alfabetização.
OBJETIVOS
O Objetivo Geral é desenvolver um estudo com o enfoque no desenvolvimento infantil através da alfabetização descrevendo o processo de aquisição da língua escrita.
Os Objetivos Específicos são:
a) Realizar uma pesquisa bibliográfica a cerca das teorias do desenvolvimento infantil;
b) Desenvolver uma pesquisa para diagnosticar em qual hipótese de escrita encontra-se os alunos da classe de alfabetização pesquisada;
c) Utilizar técnicas de pesquisa, como por exemplo, Mapas Cognitivos, e Observação Direta Intensiva para traçar o estágio de alfabetização em que se encontra cada aluno da classe de alfabetização.
d) Selecionar uma amostra correspondente a cada hipótese de pesquisa e enquadrar o resultado na teoria construtivista no que se refere às hipóteses de escrita;
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