quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um trabalho muito lindo que encontrei na net e que conta o meu trabalho Na Educação Infantil na PMSP

PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

Rosane KOVAL

Quelen GIANEZINI

Miguelangelo GIANEZINI

INTRODUÇÃO

O estudo teve lugar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminho Para o Futuro na cidade de Lucas do Rio Verde – MT.

Para desenvolver este estudo tomou-se por referência a classe de alfabetização que corresponde a 1ª Série do Ensino Fundamental de 8 anos. O eixo norteador foi a teoria construtivista com base na Psicogênese da língua escrita de Emília Ferrero e Ana Teberosky.

A reflexão ocorreu através de uma breve apresentação das concepções teóricas: Racionalista, Empirista e Construtivista e sobre as fases do desenvolvimento psicogenético da criança, segundo Piaget.

Para melhor desenvolvimento e compreensão do estudo apresenta-se uma síntese das características mais relevantes relacionadas às hipóteses de escrita necessárias para a construção da base alfabética e discute-se a questão de quando iniciar o processo de alfabetização.

OBJETIVOS

O Objetivo Geral é desenvolver um estudo com o enfoque no desenvolvimento infantil através da alfabetização descrevendo o processo de aquisição da língua escrita.

Os Objetivos Específicos são:

a) Realizar uma pesquisa bibliográfica a cerca das teorias do desenvolvimento infantil;

b) Desenvolver uma pesquisa para diagnosticar em qual hipótese de escrita encontra-se os alunos da classe de alfabetização pesquisada;

c) Utilizar técnicas de pesquisa, como por exemplo, Mapas Cognitivos, e Observação Direta Intensiva para traçar o estágio de alfabetização em que se encontra cada aluno da classe de alfabetização.

d) Selecionar uma amostra correspondente a cada hipótese de pesquisa e enquadrar o resultado na teoria construtivista no que se refere às hipóteses de escrita;

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