quarta-feira, 21 de julho de 2010

Nível Silábico-Alfabético:


Insatisfeitas com sua escrita, as crianças estão em contínua experimentação.

Em momentos, enxertam letras produzindo uma escrita ora silábica ora alfabética. Chamamos a esse período de conflito: ‘Hipótese silábica-alfabética’. Muitas características novas aparecem nesse período:

· Apresenta dificuldades em coordenar tudo o que já aprendeu, pois sente dificuldades em conceber o curso cronológico oferecido pelo meio em favor da construção de sua escrita.

· Já diferencia letras de sílabas e percebe que não pode representar uma sílaba grafando apenas uma letra, assim encontra o conflito quantitativo e acaba, sem nenhum critério, por aumentar letras aleatórias à palavra que deseja escrever.

· No eixo qualitativo, a criança percebe que a identidade do som não garante a identidade das letras, nem a identidade das letras garante identidade do som. Descobre que existem sons iguais com grafias diferentes. Existem letras com a mesma grafia e vários sons. Também descobre que nem sempre se escreve do jeito que se fala.

· Um problema (conflito) que se instaura nesse período e que os acompanharão por toda sua vida acadêmica é o ortográfico.

· Ainda nesse nível, a criança grafa algumas sílabas completas e outras não.

· Também é característica dessa hipótese de escrita a ausência de letras não se constituindo um retrocesso, e sim, parte importante para sua evolução.

Nesse período a criança já pode iniciar um trabalho realmente efetivo de leitura dos diversos portadores textuais e com as mais variadas formas de gêneros literários com diferentes tipos de modalidades de letras. Desta maneira torna-se importante o trabalho de construção do todo para as partes e das partes para o todo.

É durante esse estágio que utiliza-se de estratégias de leitura para certificar-se da veracidade do que está lendo e sente dificuldades em ler e escrever palavras com sílabas complexas.


LARISSA

FEI JO A DA

SA LA DA

CAR NE

SAL

EU CO - MI CAR – NE A SSA DA

Figura 4: Larissa – 6 anos – Escrita Silábico-Alfabética

Nenhum comentário:

Postar um comentário