quarta-feira, 21 de julho de 2010

Concepções Teóricas


Ao longo do tempo muitas idéias foram surgindo, estabilizando-se e desestabilizando-se conforme a própria evolução do pensamento humano.

Na educação podemos citar como sendo marcos fundamentais no pensamento do desenvolvimento cognitivo: Piaget, Vygotsky, Wallon, Emília Ferrero e outros.

A concepção teórica que marca este estudo é a construtivista, muitas vezes denominada por sociointeracionismo ou socioconstrutivismo.

Ora, se falamos em construção é natural que estejam presentes aspectos internos e externos que envolvem o indivíduo, esse, através das experiências cotidianas, progressivamente (não cumulativamente) vai construindo sua aprendizagem, seu conhecimento.


RACIONALISMO (Platão)

· Enfoca os aspectos internos do indivíduo (hereditariedade);

· O sujeito já nasce com as estruturas mentais prontas;

· O conhecimento é visto como algo que vem de dentro para fora;

· O sujeito age sobre si mesmo e sobre o objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário