As técnicas de pesquisa empregadas foram: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa de Campo através da Observação Direta Intensiva, Pesquisa-ação e Mapas Cognitivos.
A Pesquisa Bibliográfica contou com a leitura, comparação e interpretação de obras relevantes de autores importantes e redes eletrônicas para compor o referencial teórico.
A Pesquisa de Campo através da Observação Direta Intensiva ocorreu de forma participante e o contato para coleta de materiais exigiu, tanto dos alunos quanto do observador, uma comunicação demorada e aprofundada, visto que o ambiente pesquisado necessitava de investigação cuidadosa a fim de retratar a realidade da maneira mais precisa possível.
A Pesquisa-ação visa uma intervenção planejada em uma realidade definida. O universo da pesquisa-ação contemplou 28 crianças entre 6 e 7 anos de idade, onde 50% era composto por meninas e os outros 50% era composto por meninos.
Thiollent define a pesquisa-ação como:
“um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.” (1988, p.14)
Foram elaborados Mapas Cognitivos para enquadrar as amostras coletadas aos níveis de escrita dos testes aplicados. Pois, para diagnosticar a hipótese de escrita, foi necessária a aplicação do teste das quatro palavras que consistiu em ditar, para cada aluno, quatro palavras e uma frase.
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